Estudo do apagamento da representação da coda medial nasal na escrita de alunos do 3º ano do ensino fundamental
| Autores: Graciliana Ribeiro de Almeida (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: Esta pesquisa apresenta a análise de textos de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental (faixa etária entre 8 e 9 anos), a fim de identificarmos as principais dificuldades presentes nas produções textuais desses alunos. Trataremos em especial do apagamento da coda medial nasal /N/, pois este foi o “desvio” que se repetiu em praticamente todos os textos do 3º ano. A realização da coda medial nasal implica processos ortográficos, fonéticos e fonológicos, nosso viés serão as implicações fonológicas. Esta pesquisa de caráter qualitativo, objetiva analisar os dados de escrita identificando os “desvios” apresentados nos textos, particularmente aqueles associados ao apagamento da coda medial nasal /N/ nos textos colhidos em sala de aula, e propor atividades que possam tratar essa deficiência, por meio do uso da consciência fonológica como meio de aquisição da escrita. De acordo com Lamprecht et al (2012, p. 260), a “consciência linguística é a capacidade de reflexão consciente sobre o código linguístico, tomando-o como objeto de análise, deixando de lado o conteúdo do que está sendo comunicado”. Para tanto o presente artigo está embasado nas ideias de Miranda (2007, 2009), Matzenauer-Hernandorena (1990), Lamprecht et alli (2004) e Seara et alii (2015), autoras que possuem estudos voltados ao processo de aquisição da escrita com cerne no sistema fonológico da língua.
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