Poster
| FORMAÇÃO DE LEITORES: REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DAS RODAS DE CONVERSAS | Autores: Teófilo José de Sousa Costa Júnior (PMP - PREFEITURA MUNICIPAL DE POMBOS) ; Shamara Angélica Cassiano da Paz Sousa Costa (PMJG - PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES) |
Resumo: O presente estudo busca ampliar o debate acerca da importância das rodas de conversas sobre o texto literário para a formação de alunos leitores. A finalidade do ensino da Língua Portuguesa é desenvolver a competência comunicativa do aluno para ler e escrever textos, preparando-os para as diversas situações comunicacionais. Assim, é preciso que os alunos sejam preparados para serem cada vez mais críticos e participativos. A conversa sobre os textos colaboram com este propósito, possibilitando o engajamento do aluno na busca e produção de significados do texto literário. Desse modo, o professor assume o papel de mediador, percebendo-se como agente de transformação. O docente, nesse sentido, deve ser um leitor ativo que busca estratégias para brotar a sensibilidade dos alunos. Ele é responsável pela interação entre o texto e o discente. Este estudo parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Solé (1998), Antunes (2014), Brandão e Rosa (2010), Cosson (2010), entre outros que fornecem embasamento teórico para refletirmos sobre o papel da Literatura e seu espaço na sala de aula e a proposta das rodas de conversas sobre o texto literário. Em relação à metodologia, a pesquisa é de cunho bibliográfico. Os resultados atestam que a conversa sobre os textos literários precisa ser mais valorizada na sala de aula, pois elas ainda não estão inclusas de forma efetiva no cotidiano escolar. É preciso investir na formação de professores para mediar as rodas de conversas sobre os textos literários. Enfim, é preciso que haja outros estudos sobre essa temática, assim, os professores terão mais subsídios para contribuírem com a formação de leitores autônomos, tanto no chão da escola, quanto no chão do mundo.
|
|