Práticas de Linguagem no Ensino Médio: estudo e produção textual envolvendo Literatura de cordel | Autores: Vitória Maria Avelino da Silva Paiva (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo:
A Literatura de Cordel está relacionada a um dos macrocampos indicados pelo Ministério da Educação, que é o macrocampo da Leitura e do Letramento, duas etapas importantes, mas que atualmente se encontram com certas defasagens no Ensino Médio, especialmente se atentarmos nas produções textuais pobres em argumentos de nossos estudantes. Ler bem incide na boa escrita (MARCUSCHI, 2009) e por meio do estudo e produção textual envolvendo Literatura de cordel encontramos uma forma de ajudar a essas duas competências basilares, porque suscita, entre outras habilidades, o raciocínio criativo dos estudantes e a boa oralidade. A pesquisa ação (NUNAN 2007) envolvendo 25 estudantes de uma escola pública em Lajes, RN, tem como principal objetivo despertar, aprimorar e valorizar a capacidade de apreciação e criação de textos em literatura de cordel, por meio de oficinas e atividades lúdicas que trabalhem a expressão oral, a expressão escrita e outras atividades que se correlacionem, entendendo que a realização e o envolvimento dos estudantes nestas atividades permitem aos nossos educandos uma maior compreensão do seu mundo real, a partir da história contada em verso, saída do povo, estimulando-os ao pensamento crítico sobre os problemas sociais. A importância de se trabalhar a literatura de cordel na escola é defendida por Nascimento (2011); Farias (sd) e Silva (2012) ao constatarem que a Literatura de Cordel é um tema dinâmico e capaz de despertar a criatividade dos alunos na produção textual. Como resultados, as obras produzidas pelos estudantes e demais envolvidos com o projeto foram apresentadas durante o 3º Festival Literário de Lajes e fazem parte do acervo da Cordelteca da biblioteca da escola onde foi desenvolvido o estudo.
|
|