A representação dos atores sociais na publicidade turística sobre o estado do Amazonas
A sociedade se constitui por meio de discursos que se revelam em práticas sociais de várias naturezas. Nessa acepção, considera-se que a Análise de Discurso Crítica (ADC) possibilita a análise de como as práticas sociais se constituem, se perpetuam e se modificam, visto que o discurso é socialmente construído (FAIRCLOUGH, 2003). Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como são construídas as representações discursivas em publicidades turísticas sobre o estado do Amazonas produzidas e veiculadas pelo site do Ministério do Turismo. A análise privilegiou o significado representacional que está associado a discursos, como argumenta Fairclough (2003). Na visão do autor, discursos são modos de representar aspectos do mundo, como processos, relações e estruturas do mundo material, o mundo mental dos pensamentos, dos sentimentos, das crenças e do mundo social. Nesse viés a ênfase recaiu sobre os atores sociais, pois se observa que eles podem ser apresentados no discurso de diferentes formas conforme o que se deseja evidenciar. Na ótica de van Leeuwen (2008), os atores sociais podem estar incluídos ou excluídos em um texto, sendo que isso revela as intenções discursivas de quem o produziu. Nesse contexto, por meio do significado representacional, verificou-se que, ao se privilegiar o ator flora, representado pelo bioma amazônico – rios, florestas e fauna, por meio dos animais da região –, excluem-se outros atores sociais do estado. Assim, quando um discurso é repetido continuamente pelos meios de comunicação, como ocorre por meio do site do Ministério do Turismo há uma tendência à naturalização de dadas práticas que, por sua vez, constroem representações ao longo do tempo.