Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio

Autores:
Aurelio Takao Vieira Kubo (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) ; Luiz Antônio Ribeiro (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

A fim de investigar a recepção de capítulos do livro paradidático Energia e Meio Ambiente (BRANCO, 2004), esta pesquisa objetivou analisar a escrita de relatórios de leitura elaborados por alunos matriculados no 1º ano do ensino médio integrado ao técnico. Mais especificamente, a compreensão leitora é analisada a partir de subsídios deixados em forma de anotações e mapas conceituais, mas também a partir dos registros encontrados nas diferentes versões do documento em que se processou a escrita do relatório de leitura. Tais atividades de leitura e escrita ocorreram durante cinco semanas no início do ano letivo de 2018 e foram realizadas com o auxílio de suportes eletrônicos: páginas da web, textos digitalizados e a aplicação Google Documentos, integrante do Google Drive. A orientação metodológica foi a da pesquisa-ação, com vistas a produzir conhecimentos de uso efetivo no nível didático. Os resultados sugerem a existência de correlações entre a compreensão mais efetiva e o ato de ler acompanhado da produção de anotações e mapas conceituais como etapas intermediárias da produção dos relatórios de leitura. Também identificamos a necessidade de repensar a prática da leitura extraclasse, que só recebeu mediações após os primeiros esforços de leitura dos alunos. Todavia a edição conjunta dos documentos permitiu a superação de alguns dos limites impostos pela organização dos tempos e espaços da escola.