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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


QUE LEITURAS OCUPAM O ESPAÇO ACADÊMICO? TEORIAS E PROBLEMATIZAÇÕES PARA/DO/NO ENSINAR A LER NO ENSINO SUPERIOR

Autores:
Marcela Tavares de Mello (FASAP - FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA) ; Luiza Alves de Oliveira (UFRRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:

QUE LEITURAS OCUPAM O ESPAÇO ACADÊMICO? TEORIAS E PROBLEMATIZAÇÕES PARA/DO/NO ENSINAR A LER NO ENSINO SUPERIOR

 

O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as especificidades do ensino e da aprendizagem da leitura na esfera acadêmica, bem como apresentar algumas estratégias de ensino de leitura. Para atingir esse objetivo, a pesquisa conta como base teórica com os pressupostos de Kleimann (1989; 1995), Solé (1998; 2018) e Marcuschi (2008), Autores (s/d) e Machado et al (2007). As teorias são, assim, confrontadas, comparadas e dialogadas à luz da análise de conteúdo (BARDIN, 2009), de modo a investigar e compreender conceitos e pressupostos que (re)desenham o cenário de ensino-aprendizagem da leitura. A opção metodológica pela revisão bibliográfica possibilitou não só realizar um levantamento de teorias sobre o tema, mas também sistematizar e argumentar sobre potencialidades e limites destes estudos para melhor compreender o que, como e para que se lê no ensino superior. No conjunto analisado, foi possível destacar que os textos que circulam na academia são, em geral, específicos desta esfera e apresentam termos próprios de determinada área, donde surgem os obstáculos dos graduandos em compreender e dialogar com as ideias ali presentes.  Percebe-se ainda que, tendo em vista que a leitura pode ser ensinada, cabe ao professor, como mediador da leitura, auxiliar os graduandos, apresentando estratégias específicas que possibilitem direcionar a compreensão desses textos e, assim, colaborar para a formação de sujeitos críticos e reflexivos.

 

Palavras-chave: Ensino superior. Estratégias de leitura. Ensino-aprendizagem.