NOVOS PROFESSORES DE LETRAS: LEITURA LITERÁRIA E PRÁTICA DOCENTE | Autores: Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) |
Resumo: O texto apresenta uma proposta de estudo da literatura no Curso de Letras voltada para a prática docente e a formação de leitores. Seu foco tem em vista, pois, os alunos universitários e aqueles do Ensino Básico, que serão por eles orientados. Com ênfase na vivência literária como mobilizadora de uma aprendizagem significativa, o ensino fundamenta-se nos seguintes campos de conhecimento: teórico (descrevendo os aportes de Teoria da Literatura que fundamentam o método de ensino), literário (a partir da escolha de um gênero específico de literatura para cada unidade de ensino a ser desenvolvida), pedagógico (prevendo um método de ensino descrito em suas diferentes etapas de trabalho), todos eles sustendados pelo comprometimento emocional e social de todos os envolvidos. Isso significa que o desenvolvimento das atividades preveem uma constante manifestação dos participantes, que expressam seus sentimentos e pensamentos segundo sua posição. Nesse sentido, optamos pela hermenêutica de Paul Ricouer como apoio para a formulação de uma metodologia de leitura da literatura, em termos de ensino e aprendizagem. Por esses caminhos, os novos professores estarão aptos para a tarefa de formação de leitores literários permanentes. O resultado final deve dar conta de uma formação leitora por parte dos universitários e das crianças e jovens envolvidos.
|
|