Este trabalho é uma contribuição aos estudos sobre produção textual em sala de aula, enfocando os aspectos de leitura, escrita e letramento social. Por intermédio da análise do perfil sociolinguístico dos estudantes, de Oficinas de Produção Textual dissertativa e da identificação das práticas sociais envolvidas nesse processo, objetiva-se trilhar um caminho para o letramento. O tema escolhido pelo alunado foi: Bullying: perigo nas escolas. O objetivo geral desta pesquisa é analisar e avaliar qualitativamente produções textuais feitas por estudantes do 3 ° Ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, considerando não apenas os aspectos gramaticais, mas ainda a perspectiva social do Letramento. Como professora de Ensino Médio, a partir de uma visão etnográfica, pude perceber que a maneira como a língua portuguesa tem sido trabalhada em sala de aula precisa ser repensada, por isso o entendimento e a compreensão das práticas sociais e das necessidades individuais de cada ator envolvido nesse processo de apropriação de estratégias de produção textual torna-se essencial.
O embasamento teórico se dará por intermédio dos Estudos acerca da Teoria Social do Letramento: Street (1984, 2014), Soares (1998;2014), Kleiman (2001), Barton & Hamilton (2000), Gee (2000), Rojo (2009,2013), estudos sobre os gêneros textuais: Bakhtin (2000), Bazerman (2007), Marcuschi (2008, 2016), e Rojo (2005) e estudos acerca da Linguística Textual com Ingedore Koch (2015) e Costa Val (2009) . A metodologia da pesquisa será qualitativa, pesquisa-ação, com uma turma com 35 alunos do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola de rede pública de Ceilândia,Distrito Federal, visando uma contribuição social.
Letramento social, produção textual,gêneros textuais, linguística textual