Poster
| O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO HAITI | Autores: Pâmela Melo de Souza (UNIR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR) |
Resumo: O interesse desta pesquisa é para apresentar que o ensino da língua portuguesa não deve ser considerado em uma perspectiva só educacional, também como cultural, prático e profissional. Diante disso, irá ser visto uma explicação pelas dificuldades das metodologias que são utilizadas no ensino de uma nova língua, sendo ela o português no Haiti. Esse estudo trata-se de uma experiência de aulas de português para Haitianos no Haiti, mesmo tendo em vista que o Brasil é um país de acolhimento segundo Gabriela Peres em sua monografia em 2015, “É preciso considerar que o processo de aprendizado de uma nova língua não se limita a uma sala de aula com um professor experiente. O aprendizado se dá através do contato direto com a sociedade em suas mais diversas esferas de comunicação.” É necessário entender que uma metodologia de ensino de uma língua fora de seu contexto como diz a autoria acima, seria o contato direto, não só pela língua, como também entender o funcionamento da língua que se está aprendendo e assim, apresentar variadas formas de comunicações. Dessa forma entendendo o porquê aprender português fora do Brasil, sendo em vista que todo o processo de aprendizagem tem um melhor entendimento no seu contexto de fala.
Agência de fomento: CAPES |
|