Poster
| A Exposição Oral no evento Seminário: propostas e reflexões para o ensino de Língua Portuguesa | Autores: Gabriel de Paiva Pereira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Neste trabalho, propomos uma análise e reflexão referente à produção de exposições orais, ocorridas durante o evento seminário, apresentado por alunos de Nível Médio da Rede Estadual de Natal (RN). Seguindo Vieira (2005) e Silva (2013), concebemos o seminário como um evento de letramento, no qual são produzidos diversos gêneros textuais, entre eles a exposição oral, foco deste trabalho. Com isso, nossos objetivos são: 1) analisar a organização textual e linguística do gênero-alvo, suas partes constitutivas e encadeamento de conteúdos entre os sujeitos e no interior de cada turno de fala; 2) identificar possíveis lacunas, com reflexões e sugestões que visem o aprimoramento do trabalho com as exposições orais. Para tal investigação, fundamentamo-nos em pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY, 2004; DOLZ et al.,2004) e da Linguística Textual (MARCUSCHI, 2001; 2002). Nosso estudo é de cunho etnográfico, e de natureza documental e qualitativa, com dados gerados e sistematizados a partir de uma sequência didática, de gravações em vídeo e de transcrições baseadas nas normas de Preti (1999). Em nossa análise, constatamos que houve uma apreensão parcial, por parte de alguns grupos de alunos participantes, da organização textual do gênero. Por outro lado, observamos o emprego insuficiente de elementos coesivos e a rígida divisão do trabalho “em partes”, tendo em vista a compreensão ainda incipiente das condições de produção do gênero a ser analisado. Dessa forma, propomos reflexões e sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho com o evento seminário, considerando que a escola é o locus principal para a tomada da palavra – em contexto público – por parte dos alunos.
|
|