É possível definir a identidade do aluno brasileiro enquanto falante de língua portuguesa no contexto multilíngue de sala de aula paraguaia? Partindo desta pergunta, pretendemos analisar a construção da identidade do aluno brasileiro, teoricamente monolíngue, no contexto multilíngue de sala de aula paraguaia.
Nossa pesquisa tem como foco a discussão sobre a identidade do brasileiro, um aluno considerado monolíngue, em sala de aula paraguaia multilíngue. Buscar conceituar os termos “monolíngue” (BORTONI-RICARDO, 2014; PINTO, 2013), “multilíngue” (CAVALCANTI, 1999) , “identidade”, “hibridismo” (MOITA-LOPES, 2006; HALL, 2011; CANCLINI, 2003) e “brasiguaio” (ALBUQUERQUE, 2005; COLOGNESE, 2012; FIORENTIN, 2017), será fundamental para desenvolvermos nossas reflexões.
A pesquisa se desenvolverá de maneira interpretativista, qualitativa e etnográfica. O paradigma interpretativista está atrelado à prática social, onde tanto o observador quanto o “objeto” fazem parte dela (BORTONI-RICARDO, 2013). A coleta de dados será através da observação em sala de aula e entrevistas com os alunos, professores e funcionários, além da pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e análise de dados.
Identificaremos e analisaremos as principais dificuldades com relação aos idiomas usados em sala de aula paraguaia uma vez que os alunos têm como língua materna o português brasileiro, assim como buscar compreendermos a identidade desse aluno dentro de uma sala de aula multilíngue.