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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Rute Almeida E Silva (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo:

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado, centrada no letramento do professor de Língua Portuguesa do Brasil. A partir de alguns dados, nosso objetivo consiste em refletir sobre o papel da universidade, enquanto lugar de formação docente, frente aos desafios da globalização. Como aporte teórico, recorremos aos estudos de Bakhtin e o Círculo (1929; 1974/1979), que tratam dos conceitos de dialogismo, superestrutura e infraestrutura. Ancoramos, de igual modo, nos pressupostos sócio-antropológicos de Gramsci (1995), Apple (1989) e Bourdieu (1998; 2004) sobre educação; Marcelo Garcia (1999; 2010), Nóvoa (1992) e Giroux (1985), acerca da formação de professores, entre outros. A metodologia abordada é mista, em que partimos de um questionário fechado, elemento quantitativo, para uma análise mais qualitativa dos dados. O corpus da investigação foi constituído pelas respostas de 800 professores de Língua Portuguesa de várias partes do Brasil a um questionário virtual sobre a dimensão prática da docência, no início da carreira. Os resultados obtidos permitiram reconhecer o importante papel das universidades, como um lugar de desenvolvimento profissional docente, e refletir acerca de alguns desafios que se colocam a estas instituições no século XXI: de superar as metas acadêmicas tradicionais e o pensamento mercadológico atual e de desenvolver um ensino-aprendizagem na perspectiva do letramento crítico e emancipador.