PROJETO DE ESTUDO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: SIGNIFICAÇÕES E CONTRIBUIÇÃO PARA OS DOCENTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ELMAR JUSTEN | Autores: Edna Senes Pereira de Souza (UNEMAT - Universidade do Estado do Mato Grosso) |
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa na área da Linguística Aplicada desenvolvida com os docentes da Educação Básica da Escola Estadual Professor Elmar Justen – município de Tabaporã, estado de Mato Grosso e tem por objetivo investigar como o Projeto de Estudo e Intervenção Pedagógica (PEIP) promoveu a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos docentes da área de linguagem, em especial os de Língua Portuguesa através de estudos, pesquisas e intervenção pedagógica focada na análise das necessidades de aprendizado dos alunos para superar os desafios de aprendizagem e melhorar a qualidade da educação ofertada. Atualmente, a escola está inserida num contexto onde a atividade educacional está intimamente ligada à função social e os valores da sociedade estão mudando, à medida em que a mesma se transforma. Baseado nisto, Moreira (2002), diz que hoje as competências docentes demandam um processo continuado de qualificação ou contínua (re) construção. Nesta perspectiva, o PEIP surgiu para auxiliar o processo de formação, uma vez que possibilita o estudo, o planejamento e a intervenção à partir da realidade da escola diagnosticada por meio de avaliações internas e externas. Para tanto, o trabalho apoiou-se nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nos teóricos Francisco Imbernón (2011), Moreira (2002) e na Portaria nº 161/2016/SEDUC/MT. Nele foi desenvolvida a formação contínua para os docentes da escola durante todo ano de 2016 e contemplou ações envolvendo teoria e prática. Através da metodologia qualitativa de caráter documental, com análise de excertos retirados dos relatórios parciais e finais destes professores, é possível perceber a contribuição do PEIP na vida profissional destes docentes e no aprendizado de seus alunos.
|
|