SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO | Autores: Elizandra de Lima Silva Bastos (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) |
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar as experiências advindas de um projeto de extensão que para fomentou meios de desenvolver práticas de leitura e escrita da língua portuguesa, propondo um trabalho com base nos diferentes gêneros discursivos, a partir da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos em parceria com os professores de uma escola específica para surdos da cidade de Manaus-AM. Utilizando-se de sequências didáticas, o material proposto ancora-se nas práticas discursivas cotidianas para a promoção do letramento dos alunos surdos. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de sobre ensino bilíngue para surdos (QUADROS; SCHIMIEDT, 2006; LODI, 2014), letramentos (KLEIMAN, 2007; GESUELI, 2006), gêneros discursivos (ROJO, 2015) e uso de sequências didáticas no ensino (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e a análise de conteúdo foi a escolha para a análise dos relatos dos participantes: acadêmicos, professores e alunos da escola. Na construção do artigo, há a descrição do desenvolvimento do projeto, com suas bases teóricas e análise das percepções dos participantes. Os resultados apontam que, para todos os participantes, a criação das sequências didáticas trouxe pontos positivos, pois tanto os acadêmicos quanto os alunos da escola obtiveram o retorno da reflexão docente quanto a uma prática de ensino mais efetiva, apropriando-se de textos autênticos e materiais didáticos propiciadores de um aprendizado significativo da língua portuguesa na modalidade escrita contribuindo, assim, para o processo de letramento dos alunos surdos.
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