O que dizem os nordestinos: “pra eu fazer” ou “pra mim fazer”? | Autores: Leandro Almeida dos Santos (UFBA - Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Este estudo tem por objetivo principal a descrição de parte da realidade linguística do português brasileiro, com base em corpus elaborado sobre a utilização da flexão de caso do pronome oblíquo tônico mim como variante para o pronome pessoal reto eu, presente em estruturas como “Isso é pra eu fazer” x “Isso é pra mim fazer”, através dos dados coletados em inquéritos das (09) nove capitais da região Nordeste do Brasil, pertencentes ao Banco de Dados Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), obtidos por meio do Questionário Morfossintático, questão 023. Destaca-se que os resultados são parciais, pois fazem parte da pesquisa de doutoramento, que pretende investigar 25 capitais do Brasil, adotando os critérios pré-estabelecidos pelo Projeto, a saber: sexo (homem - mulher), faixa etária (I:18 a 30 anos - II: 50 a 65 anos) e escolaridade (fundamental e universitário), aplicando os princípios teóricos e metodológicos da Sociolinguística Laboviana e da Dialetologia (método: Geolinguística Pluridimensional). Como está a flexão de caso dos pronomes eu e mim em posição de sujeito nas capitais nordestinas? A hipótese é de que, na fala dos informantes universitários, encontra-se maior utilização do pronome eu. A metodologia utilizada foi: a) constituição do referencial teórico: Chambers e Trudgill (1994); Cardoso (2010); Labov (1972); Weinreich; Labov, Herzog (2006); Mendes (2016), Lucchesi; Mendes (2009) e algumas gramáticas (normativas e descritivas); b) audição para levantamento de dados; c) paralelos e comparações entre as formas; e d) realizaram-se considerações preliminares sobre o fenômeno em estudo. Os resultados obtidos ratificaram o caráter heterogêneo da língua portuguesa falada no nordeste brasileiro, desmistificando a ideia de homogeneidade linguística. Ademais, a variável escolaridade se mostrou favorável à variação dos pronomes eu e mim.
Agência de fomento: CAPES |
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