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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A VARIEDADE LINGUÍSTICA MARANHENSE NA ESCRITA DIGITAL: UM ESTUDO DA ALTERNÂNCIA NO USO DOS PRONOMES TU, VOCÊ E CÊ EM CONVERSAÇÕES NO APLICATIVO WHATSAPP

Autores:
Letícia Gantzias Abreu (UFMA - Universidade Federal do Maranhão)

Resumo:

Estudo de natureza sociolinguística sobre a alternância no uso dos pronomes de segunda pessoa do singular tu, você e , em amostras de escrita da variedade linguística maranhense, no ambiente digital, mais particularmente no aplicativo Whatsapp. A pesquisa, que tem como objetivo maior investigar o modo de o internauta maranhense se dirigir a seu interlocutor no ciberespaço, vem sendo desenvolvida à luz da Teoria da Variação Linguística como proposta por Weinreich, Labov e Herzog (1968) e Labov (1972). Subsidiam, ainda, esta pesquisa, estudos sobre a variação e reorganização do sistema dos pronomes pessoais no português brasileiro, como o de Cardoso (2015) e de Scherre et al. (2015), e sobre a Linguística da Internet, a exemplo do proposto por Marcuschi (2013). Seguindo essas orientações teórico-metodológicas, considerando que a variedade dos pronomes de tratamento em São Luís é o reflexo de suas raízes histórico-culturais, assim como de recursos linguísticos selecionados pelo falante durante uma interação, e, mais ainda, assumindo que as relações sociais entre os indivíduos e o contexto de fala se refletem na língua, quando analisamos o uso dos pronomes tu e você no uso do português falado no Maranhão, examinam-se dados recolhidos em cem prints de diálogos entre usuários do Whatsapp, levando-se em conta a influência dos seguintes fatores: tipo de relação entre os internautas interlocutores; sexo e faixa etária dos internautas. Com a pesquisa ainda em desenvolvimento, a análise preliminar dos dados apontam como resultado: (i) a variação entre as formas tu/você,, com uma leve prevalência do pronome tu, com e sem concordância, forma reconhecida como de uso mais natural à comunidade maranhense, quando da interação online; (ii) que na interação online, os informantes da primeira faixa etária fazem uso tanto da forma tu quanto da forma você, quer seja em contexto formal ou em contexto informal;