ENSINO DE LEITURA E LIVRO DIDÁTICO:
UMA ANÁLISE DE "LÍNGUA PORTUGUESA – DIÁLOGO"
| Autores: Wesley Luis Carvalhaes (UEG - Universidade Estadual de Goiás) |
Resumo: Este estudo é um recorte da pesquisa “Livro didático de português: um percurso histórico” (PrP/CP nº 118/2017), desenvolvida na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, e analisa, à luz das contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, as operações propostas por questões de compreensão de texto em um livro didático de português (LDP), verificando como essas questões concretizam as concepções de língua, texto, ensino e leitura apresentadas pelos autores do livro no manual do professor que acompanha o LDP. Para o tratamento do objeto de estudo, utiliza-se a metodologia da pesquisa documental com abordagem qualitativa. A investigação documental permite a compreensão da realidade por meio do documento, entendido como tudo aquilo que o ser humano cria e que se mostra como indício de sua ação. O estudo apresenta reflexões acerca do LPD Língua Portuguesa – Diálogo (BELTRÃO; GORDILHO, 2010), destinado ao 9º ano do ensino fundamental. Esse volume integra uma das quatro coleções didáticas mais adotadas pelas escolas públicas estaduais de Goiânia no triênio 2011-2013 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o trabalho com língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. As análises identificam que o manual do professor do LDP investigado apresenta, como suporte teórico para a elaboração do livro, noções de língua, texto e leitura fundamentadas sobre a concepção bakhtiniana de língua como interação verbal. Essas noções, todavia, não se concretizam na maioria dos exercícios propostos para o trabalho com o texto, o que caracteriza uma contradição entre o manual do professor do material em questão e as questões propostas no mesmo LDP.
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