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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Multiletramentos e cinema em aula de Português como Língua Adicional

Autores:
Mariana Bulegon (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo refletir acerca do trabalho com multiletramentos (ROJO, 2009) a partir do cinema em aulas de Português como Língua Adicional (PLA). Para tanto, se propõe a analisar os cursos Cinema Brasileiro e Prática Cinematográfica do Programa de Português para Estrangeiros (PPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os cursos em foco têm como referência o ensino da linguagem através dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003; SIMÕES ET AL., 2012; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). O trabalho pedagógico é realizado através do gênero multimodal filmes, como forma de consumo e produção em aula de PLA. O curso Cinema Brasileiro trata da linguagem através da exibição, análise e discussão de filmes brasileiros; já o Prática Cinematográfica permite aos alunos a oportunidade de serem produtores de filmes, dentro de um projeto de aprendizagem (HERNÁNDEZ, 2008) que envolve o ensino da linguagem cinematográfica, sua prática e produção. O contato com filmes e multiletramentos pode proporcionar aos alunos a aprendizagem de PLA por um viés menos tradicional se o potencial ético-estético do cinema for explorado (BULLA, HILGERT, BULEGON, 2018). A possibilidade de análise ético-estética e de produção cinematográfica em aula de PLA visa a envolver os alunos em encontros educacionais em que não se trabalhe a língua pela língua, nem o cinema como instrumento, mas sim através das diferentes formas de se inserir na e pela linguagem. Com base na análise dos materiais dos dois cursos, a pesquisa sistematiza orientações para o trabalho com cinema na aula de PLA.


Agência de fomento:
CAPES