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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


CRENÇAS LINGUÍSTICAS QUE NORTEIAM A ESCOLHA DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA O ENEM

Autores:
Poliana D Oliveir Santos (UNIFESSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)

Resumo:

Quando pensamos e trabalhamos com o ensino de língua espanhola a falantes brasileiros, na realidade assumimos um desafio que vai além do compromisso social e educacional, já que nos deparamos com alguns problemas que reforçam a desvalorização atribuídos ao ensino de línguas estrangeiras no que diz respeito a sua inserção no componente curricular, ademais da presença de crenças que permeiam e estão arraigadas ao pensamento dos aprendizes. No que concerne o componente curricular, as escolas geralmente, optam por disponibilizar o ensino de duas línguas estrangeiras, o inglês e o espanhol, assim, os alunos tem a oportunidade de preparar-se em ambas para o Exame Nacional do Ensino Médio e escolher uma destas. Desta forma, o presente trabalho objetiva investigar as crenças linguísticas que norteiam a escolha da língua espanhola, como língua estrangeira para o ENEM, bem como elege quais destas são predominantes em relação a dada escolha. Como princípios teóricos, as bases dos estudos Sociolinguísticos,Barcelos (2001), Moreno Fernández (1998), Pajares (1992), ademais das bases propostas pelos documentos oficiais no que concerne o ensino de língua estrangeira: LDB, Parâmetros Curriculares, OCEM (orientações curriculares para o ensino médio). O corpus deste trabalho é constituído de dados coletados na cidade de Jacundá- Pará, com 20 informantes (19 alunos do Ensino Médio -3º ano, 1 professora -habilitada em Inglês e Espanhol-da Escola Arte de Educar de Jacundá (instituição privada), através de entrevistas gravadas e, posteriormente, transcritas, utilizou-se como instrumento um questionário contendo 5 perguntas para avaliar e alcançar o objetivo inicialmente proposto. Concluiu-se com a pesquisa que os alunos acabam direcionando sua opção do ENEM, baseados na crença de proximidade existente entre Português, e a língua estrangeira, Espanhol, além de acreditarem que por serem próximas, se dominarem os falsos cognatos conseguirão sempre bons resultados, reforçando a ideia de facilidade atribuída à língua Espanhola.