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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ACOLHENDO: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES HAITIANOS EM GOIÁS

Autores:
Cleide Araújo Machado (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)

Resumo:

Esta comunicação tem por objetivo apresentar o projeto “Acolhendo: ensino de língua portuguesa para imigrantes haitianos”. O projeto de extensão está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Goiás, em parceria com o Instituto Federal Goiano e tem como co-participantes alunos estagiários do Curso de Licenciatura em Letras. Os objetivos do projeto são oferecer um curso de português como língua de acolhimento (PLAc) para imigrantes em situação de vulnerabilidade residindo em Goiânia e cidades circunvizinhas e, por meio desse curso, proporcionar ferramentas para a integração de imigrantes na comunidade goiana; preparar para o vestibular, para o ingresso na EJA e ainda proporcionar formação docente crítica em Português como língua de Acolhimento (PLAc) para alunos do curso de Letras. As aulas são ministradas aos sábados para um grupo de aproximadamente 50 haitianos de diversas idades e níveis de escolaridade. A metodologia utilizada é eclética, respeitando as necessidades educacionais específicas da comunidade, entre elas a presença das crianças nas salas de aulas. imigrantes em situação de vulnerabilidade, em sua maioria, podem apresentar um reduzido domínio da língua do local de acolhimento e são frequentemente vítimas de racismo e discriminação. Essas dificuldades traduzem se numa elevada taxa de desemprego, em percursos de mobilidade profissional descendente e em um processo de perda de autoestima e de exclusão social, que vai se agravando ao longo dos anos e que reflete na sociedade a qual estão inseridos (BARRETO, 2010; GROSSO, 2010; SÃO BERNARDO, 2016; SILVA, 2017). Como resultados, observamos que o ensino de PLAc mostrou eficiência na ampliação lexical e apropriação de estruturas funcionais da língua portuguesa, bem como maior segurança na comunicação oral. Em âmbito institucional, o projeto viabilizou um processo seletivo especial para os imigrantes com visto humanitário, disponibilizando uma vaga adicional por curso em nível superior no IFG.