OS DESCRITORES GERAIS E A PROGRESSÃO DOS NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA DO EXAME CELPE-BRAS | Autores: Simone Paula Kunrath (PPG LETRAS - UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Letras - UFRGS) |
Resumo: O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) avalia, por meio de um único exame que integra compreensão e produção oral e escrita, seis níveis de proficiência: Iniciante, Básico, Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Os descritores dos níveis de certificação apresentados no Manual do Examinando (BRASIL, 2015) descrevem as características do desempenho esperado em cada nível de proficiência sem explicitar aspectos linguístico-discursivos que poderiam orientar o examinando quanto aos conteúdos a estudar para alcançar determinado nível. De acordo com Weir (2005), para que os testes sejam válidos, eles precisam fornecer evidências de que os níveis avaliados possam ser relacionados de modo coerente com o contexto de uso da língua, a base teórica e os parâmetros de avaliação. Nesse sentido, para que tenhamos descritores mais precisos que reflitam os níveis de proficiência avaliados pelo Celpe-Bras, é necessário identificar que critérios se mostram relevantes e produtivos para distinguir os níveis e para determinar uma progressão de conteúdos. Com o objetivo de construir uma progressão de conteúdos linguístico-discursivos relevantes para a definição dos níveis do exame, analisamos um conjunto de 20 textos de examinandos em cada nível, levando em conta o enunciado das tarefas, os textos de insumo e os parâmetros de avaliação da Parte Escrita da edição de 2016-1 do Celpe-Bras. Os resultados apresentam uma descrição detalhada de aspectos linguístico-discursivos que conferem coesão e coerência ao texto em cada um dos níveis, tendo como base as tarefas propostas. O presente recorte apresenta a progressão encontrada em relação ao uso de tempos verbais, construção da cadeia referencial e elementos coesivos. Os resultados contribuem para a formulação de descritores mais claros e fundamentados que poderão servir de subsídio para quem está se preparando para fazer o exame e para os professores na organização de seus programas de ensino de PLA.
|
|