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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Atos de Fala de Agradecimento no Português do Brasil e sua Contribuição para o Ensino de PL2E

Autores:
Elaine Cristina Heinze Machado (PUC-RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

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Este trabalho tem o objetivo de apresentar e descrever como o ato de fala de agradecimento é realizado na Língua Portuguesa do Brasil, de maneira a fornecer subsídios para seu ensino como segunda língua (PL2E). Para tanto, consideram-se as questões culturais na elaboração dos discursos de agradecimento, bem como o contexto. Deste modo, entende-se que os atos de fala de agradecimento podem ser compreendidos e utilizados de maneira adequada uma vez que o falante tenha o domínio não apenas das questões linguísticas mas, também das paralinguísticas; tão importantes quanto aquelas são os rituais sociais de uma cultura, uma vez que a interação se dá não apenas no plano linguístico, mas também nos aspectos socioculturais, e o domínio destes pode vir a evitar ou minimizar as situações de mal-entendidos. Neste trabalho os atos de fala de agradecimento foram distribuídos em categorias semânticas levando-se em conta o tipo de vínculo existente entre os participantes do evento comunicativo, sendo eles: Agradecimento com Alto Grau de Proximidade, Agradecimento com Médio Grau de Proximidade e Agradecimento com Baixo Grau de Proximidade. A fundamentação teórica utilizada baseia-se em conceitos do Interculturalismo de Hall (1998), Bennett (1998), Hofstede (2010), e Lewis (2006), e da Teoria dos Atos de Fala de Souza Filho (2006), Austin (1962), Searle (1962) e Vanderveken (1985).