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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Literatura de cordel e ilustração: leitura, construção de sentidos e produção textual.

Autores:
Rosana da Silva Malafaia (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção pedagógica que visa à leitura e produção de cordéis ilustrados no ensino da Língua Portuguesa. Tal estudo surgiu da observação do baixo nível de desempenho dos alunos do 8º ano nas atividades que requerem construções de sentidos e produção textual, por isso sentimos a necessidade de propor uma prática de leitura na escola, promovendo a produção textual a partir da leitura de diversos cordéis. Para tanto, apoiamo-nos em alguns pesquisadores da literatura de cordel como Márcia Abreu (1999), Ana Cristina Marinho (2012), Hélder Pinheiro (2013) e Maria Isaura Rodrigues (2015); pesquisadores relacionados a estudos das imagens como Nikolajeva e Scott (2011) e aqueles que discutem a cultura popular como parte de uma cultura nacional brasileira, Zumthor (1993) e Canclini (2003). Pensou-se em usar o cordel e a ilustração, incluindo a xilogravura, como forma de ampliar o universo cultural dos alunos e, consequentemente, realizar um trabalho de leitura, construção de sentidos e produção de texto misto. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática baseada nas orientações de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), onde em cada oficina os sentidos sobre a literatura de cordel e a ilustração com base na xilogravura foram sendo construídos continuamente. O objetivo era desenvolver habilidades de leitura e produção textual. Os resultados confirmaram que com um trabalho de conhecimento do gênero, de valorização da cultura brasileira e o desenvolvimento de técnicas de leitura como as inferências, levaram a um resultado positivo para essa pesquisa-ação, de modo que os discentes envolvidos nas atividades melhoraram seu desempenho na leitura, construção de sentidos e produção textual.