Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O Hipertexto no livro didático digital de Língua Portuguesa

Autores:
Andréa Lourdes Ribeiro (UEMG - Universidade Estado de Minas Gerais)

Resumo:

Na área da educação, vivenciamos a inovação tecnológica com a entrada na sala de aula de materiais multimidiáticos tais como o livro didático digital. Do ponto de vista acadêmico, este novo instrumento para o ensino de Língua Portuguesa levanta questões: Como o livro didático digital incorpora o ambiente virtual? O texto digital ou hipertexto é tratado como componente curricular? Quais metodologias têm sido utilizadas para ensinar os novos modos de ler e de escrever em ambiente digital? Diante destas perguntas, traçamos como objetivo para a pesquisa compreender como o hipertexto está contemplado no livro didático digital de Língua Portuguesa. O estudo proposto baseou-se nas considerações sobre o hipertexto – texto virtual - e o novo espaço de escrita digital (MARCUSCHI, 2000; 2005), as novas formas de ler o hipertexto (XAVIER, 2005; MANGILI, 2011), o mapeamento e a produção de sentidos gerada pelos links (CAVALCANTE, 2005; GOMES, 2011). A pesquisa de cunho qualitativo tomou como procedimento metodológico a identificação e a análise de atividades para o ambiente virtual propostas em 2 (dois)  livros didáticos digitais de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental. Partimos do pressuposto que os livros didáticos digitais incorporavam o hipertexto como componente curricular, bem como os modos de ler e de produzir no ambiente virtual.  Os resultados parciais demostraram que, embora os livros didáticos digitais tenham como suporte o ambiente digital e sejam multimidiáticos, ou seja, disponibilizem som, imagem, animação e links para a navegação on-line, esses recursos configuram-se sob a lógica de ensino do texto e da cultura impressa. Dessa forma, consideramos inicialmente que os livros didáticos digitais pouco contribuem com o aprimoramento linguístico e sociocultural do sujeito para que ele atue nas mais variadas situações comunicativas presentes no ambiente virtual.