ESPECIFICIDADE LINGUÍSTICA NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Marisa Dias Lima (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Márcia Dias Lima (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: Tendo em vista que a avaliação escolar consiste numa ferramenta indispensável ao processo de ensino e aprendizagem que vem sendo discutido por vários pesquisadores apresentando suas visões e pensamentos controversos no que tange aos alunos Surdos, pois muitos deles encontram dificuldades e sentem despreparados devido a sua particularidade linguística utilizando-se de um método de ensino e de avaliação insatisfatória. Partindo desta problemática o presente trabalho tem por objetivo oferecer uma reflexão aos professores baseando-se na experiência desenvolvida pelas professoras Surdas em parceria com as instituições de ensino na rede pública na elaboração de um método de avaliação das provas e/ou atividades aplicadas aos alunos Surdos que contempla as suas especificidades utilizando-os com recursos visual e linguístico. Para alcançar o objetivo deste estudo buscamos suporte nos estudos teóricos nas pesquisas de FERNANDES (2002,2006); SALLES (2004,2006,2007); QUADROS (2006,2011); PEREIRA (2011 2014); OLIVEIRA (2003). Além do estudo foi feito um trabalho de campo com os professores e alunos surdos matriculados na rede pública de ensino, na qual foi aplicada uma proposta de trabalho com duas professoras (surdas) envolvidas com a educação de surdos em elaborar uma avaliação adaptada atentando-se ao uso Linguístico dos Surdos a serem aplicados ressaltando a utilização dos recursos visual com as particularidades linguísticas e cultural dos alunos surdos deve ser concebida no processo de avaliação como o fim de um trabalho, a etapa final de um procedimento para cumprir as exigências institucionais como uns dos novos instrumentos avaliativos para alunos Surdos. No fim pudemos perceber que houve um grande desenvolvimento dos Surdos através das avaliações e/ou atividades desenvolvidas que os proporcionou a terem independência e autonomia como também um aprendizado satisfatório respeitando suas necessidades e peculiaridades enquanto grupo linguístico e cultural dos alunos, que certamente é uma experiência enriquecedora tanto para o professor quanto para os alunos Surdos.
Agência de fomento: FAPEMIG |
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