Competência comunicativa e práticas de letramento para o desenvolvimento da Educação Linguística de estudantes da LEDOC - DF | Autores: Vângela do Carmo Oliveira Vasconcelos (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: Este trabalho é parte inicial da pesquisa de doutorado em andamento na Universidade de Brasília - Faculdade de Planaltina do Distrito Federal, realizado sob a orientação da Professora Doutora Rosineide Magalhães de Sousa. Aborda as dificuldades de leitura e escrita dos graduandos da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) ao ingressarem na universidade, que requer deles o domínio das práticas de letramento acadêmico, necessário à continuidade e à permanência desses estudantes na graduação. A partir da realidade dos discentes da LEDOC, nasce uma etnografia de observação em direção à pesquisa-ação na área de linguagens, em que o trabalho sistematizado com gêneros discursivos, por meio de uma educação linguística, possibilita aos estudantes um desenvolvimento da competência comunicativa (Hymes, 1972). Inicialmente, em sala de aula, partimos de uma revisão de conteúdos linguísticos não apreendidos, ou pouco apreendidos, na Educação Básica. Em seguida, trabalhamos com os gêneros acadêmicos, partindo dos mais simples em direção aos mais complexos. Sob uma perspectiva transdisciplinar que abrange os estudos acerca dos Letramentos como práticas sociais (Street, 1984,2003, 2012, 2014) e da Sociolinguística (Sousa, 2011; Bortoni-Ricardo, 2010,2013) propomos uma intervenção pedagógica, a fim de que as competências leitora e escritora pudessem ser desenvolvidas e as dificuldades de leitura e escrita fossem superadas, ou pelo menos, atenuadas. Os resultados parciais apontam a necessidade da continuidade desse tipo de intervenção na LEDOC, ao longo da graduação, pois futuros educadores necessitam desenvolver a competência comunicativa para que também sejam capazes de conscientizar seus alunos acerca da importância das práticas de letramento(s) ao ingressarem na universidade.
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