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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: leituras em uma escola pública de Rio Verde -GO

Autores:
Lídia Silva Rodrigues (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo:

A pesquisa intitulada “A formação de leitores literários na perspectiva histórico cultural: leituras em uma escola pública de Rio Verde – Go” vincula-se ao PPGEEB/CEPAE/UFG tendo como orientadora a Drª Sônia Santana da Costa. O objeto de estudo foi a formação do leitor literário no primeiro ano do Ensino Fundamental e foi instigada a partir da seguinte problemática: o professor, ao planejar e mediar atividades envolvendo a leitura literária no processo de alfabetização e letramento considera a literatura como aporte cultural e a criança como um sujeito histórico cultural? A pesquisa objetivou verificar e compreender como se dá a formação do leitor literário no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do planejamento e mediação realizados pelos professores, e, ainda, identificar, por meio da prática pedagógica, aspectos facilitadores e aspectos limitadores para essa formação. A fundamentação teórica tem como pilares as concepções de autores que compreendem a criança como sujeito histórico cultural, dentre eles estão Vygotsky (1988, 1991, 1998, 2003 e 2007), Bakhtin (2006); Colomer (2007), Zilberman (2007), Rojo (2009), Soares (2001), Candido (2004) e Todorov (2009), Tardif (2002), Saviani (2009), Freire (2015) e Alarcão (2003). Elegemos a pesquisa qualitativa e a metodologia está pautada no método materialista histórico dialético. Esse estudo teceu algumas considerações finais, dentre elas a de que a prática da leitura literária no primeiro ano do Ensino Fundamental, apesar de ser considerada essencial para a formação de sujeitos autônomos, ainda traz características de um ensino tradicional, como o seu uso com finalidades apenas didáticas. Entretanto, pudemos notar que os professores têm tido comprometimento em buscar práticas inovadoras que superem a sua própria formação enquanto leitor, a fim de garantir experiências significativas e prazerosas às crianças para que possam de fato se tornarem leitores literários.