O uso de ferramentas digitais para a formação docente | Autores: Suelene Vaz da Silva (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) |
Resumo: Este trabalho traz a experiencia das atividades desenvolvidas durante a disciplina “As Tecnologias aplicadas ao Ensino" de 2015 a 2018, com alunos de Licenciatura em Letras do IFG - Câmpus Goiânia. Nesta disciplina, os alunos leem teorias sobre TICs e aplicam o conhecimento em atividades práticas: (1) desenvolvimento de aulas por meio do google sites. Os sites seguem a metodologia de uma webquest curta, composta por 5 abas. Essas aulas são aplicadas aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos como atividade adicional as aulas regulares; (2) criação de exercícios por meio do hot potatoes: Jquiz, JCross, JMatch, JMix e JCloze; (3) uso do celular em sala de aula: discussão de artigos via WhatsApp. Após a leitura, os alunos criam grupos no WhatsApp de 3 ou 4 componentes e realizam a discussão do texto; criação de quizzes via kahoot; (4) aplicação de aula por videoconferência. Nessa atividade, os alunos aprendem a gerenciar o site via RNP e se posicionarem como moderadores e como participantes de uma aula virtual, possibilitando-lhes desempenhar os papeis de professor e de alunos em contexto de ensino a distância; e (4) avaliação por meio de surveyMonkey. Elaboração de questionários com perguntas abertas e fechadas, segundo objetivos a serem avaliados e público-alvo. Os resultados têm demonstrado que a criação e aplicação de recursos tecnológicos em consonância com as teorias viabilizam a compreensão de como ferramentas virtuais podem ser inseridas no contexto de sala de aula, aproximando os recursos midiáticos do fazer pedagógico, valendo-se do tripé tecnologias, conhecimentos específicos e linguagens.
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