O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA COM BASE NA OBRA CONTOS DE CÃES E MAUS LOBOS DE VALTER HUGO MÃE. | Autores: Ingrid Teixeira da Silveira (FEEVALE - Universidade Feevale) ; Alceu Vanzing (FEEVALE - Universidade Feevale) |
Resumo: Percebe-se que o jovem, estudante do Ensino Médio, não é um leitor tão assíduo, ora porque os livros perdem espaço para as mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, ora porque não veem motivo para a leitura trabalhada em sala de aula, ou seja, perde o direito à literatura por diversos motivos que o tornam um cidadão incapaz de praticar a criticidade frente a vida em sociedade. Com este trabalho, objetiva-se a aplicação de metodologias diferenciadas (projetos de leitura) para estimular o estudante de Ensino Médio a se tornar um leitor costumaz e crítico, utilizando, para isso, a obra Conto de cães e maus lobos do escritor angolano Valter Hugo Mãe. Por meio de uma pesquisa bibliográfica embasada em teóricos que estudam sobre o trabalho de leitura, como Regina Zilberman e Juracy Assmann e uma análise interpretativa do conto A princesa com alma de galinha, elaborar-se-á um projeto de leitura que possa qualificar a competência leitora de alunos do Ensino Médio. Objetiva-se, com este trabalho, a estimular este jovem para que ele se torne um leitor e não perca o hábito e o conhecimento durante toda a sua vida pessoal e profissional, tornando-se um leitor crítico e preparado para enfrentar as mazelas da vida.
|
|