A IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS E DE MÉTODOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS | Autores: Patricia Tuxi dos Santos (UNB - Universidade de Brasília) ; Geane Alves Pereira (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura de materiais didáticos e de metodologias específicas para o ensino de português como L2 que são elaborados para estrangeiros e contrastar com o material de ensino de português como segunda língua utilizado nas escolas que tem alunos Surdos incluídos. Para atingirmos o objetivo geral, seguiremos os objetivos específicos elencados a seguir: i) descrever a estrutura de organização das publicações selecionadas; ii) enumerar as etapas de ensino de português como L2 encontradas nas publicações; iii) comparar o método utilizado nos materiais didáticos para Surdos e não surdos e iv) analisar se os materiais para surdos oferecem base de ensino de português como segunda língua baseado na diversidade linguística e modalidade de língua. Para tanto, mencionamos, neste trabalho, conceitos respectivos ao português como primeira língua ou materna, português como segunda língua, em especial aos Surdos, e português como língua adicional. Apresentamos também conceitos concernentes a métodos de ensino e materiais didáticos referentes ao ensino de Português como Segunda Língua, doravante PSL. Como aporte teórico nos embasamos em Faulstich et al (2004), Grannier (2004) e Quadros (2006), como principais referências de construção de saber teórico. Como resultado, constatamos que, para se ter uma compilação de um material didático, deve-se observar cuidadosamente o método de ensino ao qual se pretende seguir, pois após o levantamento de materiais existentes no mercado editorial concernente a este tema foi possível constatar que o tratamento dado aos livros de ensino de português para Surdos, não tem características de ensino de segunda língua e também não há adequaçãoquanto à acessibilidade linguística.
|
|