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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Análise de livros didáticos para educação de surdos em aulas de Língua Portuguesa

Autores:
Renata Soneghetti Cauper Pinto (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos) ; Osilene Maria de Sá E Silva da Cruz (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos)

Resumo:

Este trabalho apresenta uma comparação entre livros didáticos com propostas de atividades capazes de desenvolver habilidades de leitura e produção textual de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo da pesquisa é mostrar de que maneira os métodos selecionados podem ser adaptados para a comunidade surda, considerando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e língua de instrução do aluno surdo (BRASIL, 2005). Confrontando semelhanças e diferenças entre as atividades propostas por esses livros, elaboramos uma Unidade Didática (UD) voltada para o gênero anúncio publicitário, em consonância com documentos legais importantes para o ensino de Língua Portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998/1999), que recomendam o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente e destacam o ensino baseado em gêneros textuais, e a partir de pesquisadores que se debruçam sobre o ensino para surdos na perspectiva bilíngue, como Andrade (2002) e Karnopp (2017). Os procedimentos para a elaboração da UD seguiram a proposta de Ramos (2004) no que se refere ao cumprimento das fases Apresentação, Detalhamento e Aplicação para produção de um material didático autêntico com base em gêneros textuais. Como fundamentação teórica, a pesquisa valeu-se também de estudos nas áreas da Linguística (ANTUNES, 2010; MARCUSCHI, 2011) e do Letramento (KLEIMAN, 1995). Espera-se, como resultado, promover a constituição da subjetividade do surdo, por meio de textos que apresentem conteúdo que valorize a cultura da surda. Nessa perspectiva, o presente estudo, em andamento, contribuirá para o desenvolvimento da autonomia do aluno surdo, pois o ensino bilíngue favorece seu conhecimento de mundo e a expansão de suas relações, ao se apropriar tanto da Libras quanto da Língua Portuguesa em seu cotidiano.