Tema do Projeto: Uma proposta pedagógica com o discurso literário: possibilidades de novos diálogos com “A moça tecelã”
Título: Tecendo conhecimentos: novos diálogos com o conto “A moça tecelã ”
Uma prática de Língua Portuguesa entre as linhas, os traços, os bordados e os sujeitos
Este trabalho objetiva descrever e analisar a prática de Língua Portuguesa na Educação Básica durante a execução do Projeto chamado “Tecendo saberes: dialogando com a moça tecelã” (Leitura do conto de Marina Colasanti “A moça tecelã” e propostas de atividades diversificadas: roda de conversa, ilustrações, cartazes, dramatização, bordados, frases estilizadas, produção de narrativa e uma colcha de retalhos ) - realizado na Escola Estadual do Município de Cariacica – ES, no 1º trimestre de 2017- assinalando a importância de ancorar a ação pedagógica dialogada com o discurso literário, tendo em vista a discussão do tema mulher na sociedade que se faz tão necessário.
A pesquisa se propôs verificar como a experiência com a leitura literária – imersa em suas especificidades - potencializou as aulas de Língua Portuguesa, problematizando e refletindo questões de relevância para a sociedade ampliando o horizonte social dos sujeitos envolvidos na interação verbal, e que tensões foram apresentadas durante a realização desse projeto. Essa proposta pedagógica demarca relações dialógicas, preconizadas na perspectiva bakhtiniana (2006) de linguagem, apoiando-se nas concepções de autores importantes que postulam sobre leitura e literatura como Cândido (2011) para discutir o caráter formativo e humanizador destacado à literatura, Compagnon (2009) para defender o “poder emancipador” conduzido pela literatura e como isso nos afeta.
Ressaltamos que o propósito do Projeto era discutir sobre o tema mulher, uma vez que se aproximava do Dia Internacional da Mulher e entendemos que a escola necessita aprofundar a discussão com os estudantes diante de dados alarmantes constatados pelos estudos acerca da violência contra a mulher no mundo.