Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Uma proposta de leitura na perspectiva dialógica da linguagem

Autores:
Edsônia de Souza Oliveira Melo (IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso)

Resumo:

Partindo do princípio de que os sentidos são construídos na relação sujeito-leitor-texto e de que as representações imagéticas são construções significativas para a produção de sentidos, este trabalho pretende discutir a seguinte indagação: Como analisar um texto do ponto de vista dialógico da linguagem? Para tanto, utilizamos uma campanha publicitária, veiculada por meio eletrônico na rede social facebook, em maio de 2018. Para sustentação teórico-metodológica, foram mobilizados os conceitos de dialogismo, alteridade e compreensão responsiva, (BAKHTIN, 2003). Articulou-se também as contribuições dos estudos realizados por Brait (2014), Fiorin (2016) e Faraco (2009).  A partir da análise do texto em questão, pode-se afirmar que a atividade de leitura não deva representar meramente a decodificação, mas sim significar a emancipação do aluno para que ele possa interagir dialogicamente com o outro. E nessa relação que ele seja capaz de mobilizar seus conhecimentos prévios, quer linguísticos, textuais, quer de mundo para assumir uma postura ativa e responsiva no momento da leitura. Acreditamos que essa discussão teórica traz elementos importantes para conduzir o trabalho com o texto em sala de aula, uma vez que as atividades pedagógicas podem desencadear posturas diferenciadas no aluno-leitor que o instigue à reflexão e lhe possibilite produzir, avaliar, debater, refutar, concordar, a partir da interação com o outro.


Agência de fomento:
Capes