TECNOLOGIA E ENSINO: WEB-RÁDIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Nádia Cristina da Silva Santos (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) |
Resumo: O presente trabalho faz parte de uma pesquisa maior (doutoramento) e está vinculada ao Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (CNPq), coordenado pela Dr.ª Cláudia Graziano Paes de Barros, também orientadora desta tese e teve como objetivo analisar quais as contribuições do projeto de intervenção “Reflexão crítica e interdisciplinaridade: a rádio web e o desenvolvimento do letramento na escola pública” para o desenvolvimento dos letramentos, em especial, o letramento crítico dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cuiabá – MT, Brasil. Pesquisas anteriores realizadas pelo grupo na capital (Cuiabá) e interior de Mato Grosso (Barra do Garças e Rondonópolis) aplicaram questionários aos alunos e professores das escolas estudadas a fim de conhecer as práticas letradas destes. Além disso, foram feitos encontros reflexivos com os professores, nos quais eles puderam fazer reflexão sobre sua prática. O projeto web-rádio foi criado a fim de atender a algumas questões que não foram contempladas nas pesquisas anteriores e continuar colaborando com as escolas parceiras no sentido de contribuir para o desenvolvimento das capacidades letradas dos alunos. Dessa forma, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, de caráter dialógico e colaborativo, nos moldes da pesquisa-ação. Para isso, recorremos aos pressupostos teóricos de Bakhtin e o Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), aliado à teoria da aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (1930, 1934, 1935) e as discussões sobre Letramento Crítico que tem como base: Freire (1986, 1987, 1996), Cassany (2005, 2008, 2010), Pereira (2008, 2009), Paes de Barros, Sousa e Carvalho (2012) e outros. Dados preliminares revelaram uma interação entre os alunos participantes da web-rádio que contribuiu para o ensino de língua portuguesa. Resultados estes que também podem ser evidenciados nas atividades desenvolvidas com os gêneros discursivos na sala de aula durante os anos de 2017-2018 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental, respectivamente).
Agência de fomento: FAPEMAT/CAPES |
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