A leitura é uma ferramenta de inserção social e acesso à cidadania de extrema importância que vai muito além da decodificação do código escrito. A leitura implica compreensão. E, diferentemente do que seria esperado, nem sempre leitura e compreensão caminham juntas.
Com o advento do acesso universal à escola e a diminuição significativa do analfabetismo no país, a questão da dificuldade da compreensão em leitura ganhou evidência no Brasil. Testes e avaliações nacionais, internacionais, estaduais e até no âmbito municipal vêm sendo aplicados visando avaliar a compreensão em leitura das nossas crianças e jovens para que medidas de desenvolvimento da compreensão do material escrito sejam aplicadas de acordo com as dificuldades reveladas pelos resultados obtidos.
Empreendemos um trabalho de pesquisa que aborda a questão da compreensão em leitura de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo longitudinal, tendo como base teórica os estudos de Morais e de Dehaene, além das pesquisas e considerações de Kato, Solé e Marcuschi sobre estratégias de leitura e compreensão em leitura.
O objetivo da pesquisa foi investigar o nível de compreensão dos alunos em leitura de textos escritos e elaborar estratégias que pudessem contribuir para o aprimoramento dessa compreensão. Foram aplicados dois testes de Cloze em dois momentos diferentes da pesquisa visando comparar os resultados de antes e depois das ações interventivas.
O estudo sugere um crescimento significativo em compreensão leitora dos alunos no segundo teste, aplicado após as ações de intervenção, apontando um impacto positivo de ações pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento da leitura centradas em estratégias de leitura.