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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O DISCURSO ESCOLAR FRENTE À MATERIALIDADE DO LAUDO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores:
Boninne Monalliza Brun Moraes (UNEMAT - Unemat)

Resumo:

O presente trabalho realiza análise   do discurso pedagógico frente a materialidade do laudo diagnóstico, como uma fronteira discursiva,onde o aluno que apresenta alterações nas áreas comportamentais e pedagógicas é encaminhado à avaliação médica para se obter o diagnóstico das alterações de desenvolvimento apresentadas na escola. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas ,na posição sujeito professor, do sujeito coordenadoor de escola, no momento antecedente ao laudo diagnóstico e buscando na materialidade do laudo observar a transformação ocorrida nos sujeitos e na imagem perante o aprendiz. Apoiada nos teóricos da Análise de Discurso materialista histórica que contextualiza a materialidade da língua falada, escrita e documentada em um processo histórico e sendo uma disciplina de interpretação, nos embasamos nesta linha para identificar na circularidade dos discursos, se o laudo se apresentará como uma fronteira discursiva para o aprendiz. . Além da inquietação da transformação visível deste aluno que se modifica para o autista e não mais o aluno no momento da confirmação do laudo diagnóstico, assim nosso objetivo será a identificação e a compreensão do sentido da relação comunicativa. A materialidade deste laudo transforma o sujeito diferente que está com um atraso ou somente inadequado em um sujeito com um diagnóstico patológico, perdendo sua identidade e sua singularidade. Para esta pesquisa nos embasamos nos autores Eni Orlandi, Eduardo Guimarâes, Pêucheux  e  Ester Orrú .E tivemos como resultado desta pesquisa, na materialidade do laudo diagnóstico,  o sujeito com deficiência como um sujeito de direito, sua nova significação.