AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA UFRB: ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS PARA AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Autores: Fernanda Maria Almeida dos Santos (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) |
Resumo: Na contemporaneidade, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação têm possibilitado o desenvolvimento de múltiplas práticas linguístico-discursivas que permitem aos sujeitos introduzirem-se, espontaneamente, na língua a qual estão usando para interagir e ressignificar sua escrita, fazendo um uso social da linguagem. Nesse contexto, é crucial que os cursos de Licenciatura forneçam aos graduandos subsídios para o desenvolvimento de práticas multimodais e multiculturais no espaço escolar. É nesse sentido que o presente trabalho propõe uma discussão sobre o processo inicial de formação docente, com o objetivo de analisar como atividades de capacitação voltadas para o uso das tecnologias digitais e os multiletramentos podem contribuir para a formação de graduandos da área de Letras e, consequentemente, favorecer o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica. O referencial teórico do trabalho concilia, especialmente, os estudos/análises de Cope e Kalantzis (2009), Gatti (2010), Lévy (1999), NLG (1996) e Santos (2018). Quanto à metodologia do trabalho, é de abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio da inserção da pesquisadora no campo de trabalho - a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - para o cumprimento das seguintes etapas: 1) levantamento de informações referentes ao uso das tecnologias digitais no processo de formação dos licenciandos em Letras; 2) desenvolvimento de estratégias de formação docente voltadas para o uso das interfaces digitais; 3) acompanhamento do processo formativo e aplicação de questionários com 12 graduandos; 4) análise dos dados. Argumenta-se, através da análise realizada, que as atividades de formação, relativas ao uso das tecnologias digitais e aos multiletramentos, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos licenciandos em Letras, podem fomentar mudanças na prática pedagógica e suscitar múltiplas aprendizagens, seja por possibilitar a autonomia dos indivíduos, seja por propiciar a interação entre diferentes sujeitos e saberes, no processo de construção do conhecimento.
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