A LITERATURA INFANTIL SUGERIDA NO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS COMO PROMOÇÃO DE LETRAMENTO LITERÁRIO.
O objetivo desta pesquisa é analisar os livros literários sugeridos no livro didático de Língua portuguesa, utilizado pela turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, na perspectiva de aproveitamento dos livros literários como recurso de promoção do letramento literário. No desenvolvimento da pesquisa, metodologicamente estão sendo analisados os livros literários sugeridos no livro didático, como são abordados no decorrer do ano dentro da estrutura do livro didático, buscando responder indagações como: Qual a ênfase dada aos livros literários? Qual sua relação ou correlação com os conteúdos programáticos do livro didático? Os livros literários são utilizados somente como aporte para alfabetização? A pesquisa está sendo desenvolvida com análises do livro didático utilizado por uma turma em processo de alfabetização, de uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, com metodologias constituídas por análises, comparações de livros e documentos de registro da biblioteca escolar. Com base em autores como Paulino (2009), Cademartori (2010), Belmiro (2014), Cosson (2016), entre outros, e em uma pesquisa documental, verificamos como as sugestões dos livros didáticos contribuirão para o letramento literário. Dos resultados parciais da pesquisa, enfatizamos a importância de sugestões adequadas de literatura infantil nos livros didáticos adotados para uso dos estudantes dos anos iniciais e a disponibilidade dos livros literários na biblioteca escolar, possibilitando o acesso a eles.