O Gênero Discursivo Tira no Portal do Professor | Autores: Christiane Renata Caldeira de Melo (FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas ) |
Resumo: Esta pesquisa faz parte de um recorte de uma dissertação do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS cujo objetivo é investigar as práticas de leitura como o Gênero Discursivo Tira (doravante, GDT) no site Portal do Professor, uma das iniciativas do Governo Federal para melhoria da educação no Brasil, criado em 2008, este recurso pedagógico disponibiliza aulas elaboradas por professores bolsistas pertencentes às escolas de educação básica e vinculadas às Universidades Federais. Sendo assim, buscamos nesse espaço uma aula que não tivesse pretexto para ensinar o gênero sob a perspectiva da análise gramatical, mas que, sobretudo, tomasse o GDT como objeto de ensino em conformidade com os PCN (BRASIL, 1998). Nesse sentido, concebemos o gênero em conformidade com as Diretrizes Nacionais e sob a perspectiva dos estudos bakhtinianos (doravante, EB) como constituído por três elementos indissociáveis - estrutura composicional, temática e estilo – e pela multimodalidade presente no Gênero Discursivo Tira, os quais devem ser abordados pelo professor no ensino de Língua Portuguesa para processo de ensino e aprendizagem por meio dos gêneros discursivos. Ademais, intentávamos encontrar uma atividade que levasse o aluno a perceber o humor, a ironia e crítica como recursos de (re) construção de sentidos desse gênero discursivo e para isso investigamos o corpus com aporte em Bakhtin (2011), Ottoni (2007), Ramos (2012) e Nepomuceno (2005). Os resultados mostram que o corpus, uma aula intitulada “Lendo nas entrelinhas” não usa o GDT como pretexto à metalinguagem, entretanto encontramos atividades as quais deveriam ser repensadas para exploração do GDT de modo que os objetivos propostos pelo/a autor/a sejam contemplados, por meio de contribuições importantes dos EB e a multimodalidade.
|
|