A grade de avaliação e os níveis de desempenho na Parte Escrita do exame Celpe-Bras | Autores: Gabrielle Rodrigues Sirianni (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados nas quatro tarefas da Parte Escrita de uma edição do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A concepção teórica que norteia o trabalho é a perspectiva dialógica da linguagem (Volochínov, 2014) e a noção de gêneros do discurso, definidos como “tipos relativamente estáveis de enunciados” (Bakhtin, 2003). Essa concepção de língua apresenta características compatíveis com o construto teórico do exame Celpe-Bras (Schlatter et al., 2009) e, a partir dela, entendemos proficiência em língua adicional como “a capacidade de produzir enunciados adequados dentro de determinados gêneros do discurso, configurando a interlocução de maneira adequada ao contexto de produção e ao propósito comunicativo” (Schoffen, 2009, p. 163). Neste trabalho, utilizamos como corpus de análise as quatro tarefas da Parte Escrita da edição 2016-2 e textos em resposta a essas tarefas produzidos por examinandos e disponibilizados pelo INEP, juntamente com os parâmetros de avaliação utilizados na Parte Escrita do exame. A partir da análise dos textos, chegamos a uma descrição dos níveis de desempenho dos examinandos e a uma adaptação dos parâmetros gerais do exame, tornando-os específicos para estas tarefas e mostrando, assim, as especificações de cada tarefa nas grades de avaliação específicas. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho pretendem contribuir para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do exame e sobre os pontos de corte entre esses níveis. Espera-se, também, que o trabalho forneça subsídios para a qualificação de avaliadores da Parte Escrita e de professores que preparam alunos para o exame.
Agência de fomento: CAPES |