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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REFLEXÕES SOBRE O FAZER CIENTÍFICO E O PAPEL DA LINGUA(GEM) NO DISCURSO DA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores:
Flávia Campos Silva (CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

O presente trabalho é uma reflexão sobre o fazer científico e o papel da lingua(gem) no discurso da divulgação do conhecimento. A proposta é verificar os efeitos que emergem da relação: condições de produção do discurso, ciência, tecnologia e mídia, analisando os sentidos que são gerados e geridos quando o conhecimento científico circula tanto nos grandes espaços midiáticos, quanto nos espaços especializados mais restritos [mas não fechados]. Para discutir os conceitos de democratização e espetacularização do conhecimento e considerando a influência de outras discursividades [e suas memórias] na construção desses significados e significações, nos apoiaremos nos pressupostos de Guimarães (2003), Debord (2004), Araújo (2004), Orlandi (2010), Dias (2011) e Zoppi-Fontana (2017). Concluiu-se que a visibilidade concedida à Ciência nos espaços midiáticos não especializados (re) significa o sentido da mesma para o grande público – reduzindo-o, por vezes, ao seu aspecto pragmático. E que a presença das universidades nos meios eletrônicos de divulgação, apesar de incipiente, constitui-se em uma forma de resistência que tem tentado romper com a concepção do utilitarismo científico ao dirigir-se aos seus ímpares, por meio de uma linguagem mais acessível e [ainda que apresente uma série de limitações] posiciona-se em uma tentativa de manter a essência do fazer científico.