AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LITERATURA: UM TRABALHO
COM ADAPTAÇÕES DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO, DE CHARLES
PERRAULT E DOS IRMÃOS GRIMM.
| Autores: Maria Evelta Santos de Oliveira (UENP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ) |
Resumo: Este estudo tem por objetivo desenvolver possibilidades de trabalho relacionando o processo de ensino e aprendizagem do Gênero discursivo Conto defadas Tradicional por meio das novas mídias disponíveis no contexto educacional. Para tanto, partiu de uma série de adaptações do conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm. O trabalho foi implementado, na Escola Comunitária Tia Joana, no município de Caxias-Maranhão, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de cunho qualitativo e interventivo, teve por instrumentos de coleta de dados, a observação direta e registro no diário de anotações mantido pelo professor-pesquisador. Objetivou-se proporcionar o estímulo à leitura, a ampliação de conhecimentos referentes aos gêneros discursivos e aos usos das novas tecnologias como instrumentos de ensino e aprendizagem da Língua materna. As estratégias de ação apresentadas partiram da utilização de uma série de adaptações do conto Chapeuzinho Vermelho (jogos online, áudio livro, animação, quadrinhos, adaptação cinematográfica), e de discussões que visaram a suscitar o posicionamento crítico dos alunos a respeito dessas releituras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa fundamenta-se nos estudos de Santos e Silva (2011), na teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003) e na proposta de encaminhamento didático pautada no Plano de Trabalho Docente (GASPARIN, 2009).
|
|