O ensino da apresentação oral como forma de divulgação de pesquisas em contexto francófono | Autores: Eliane Gouvëa Lousada (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: A língua francesa tem papel importante na internacionalização das pesquisas produzidas na área de humanidades. Muitos alunos optam por fazer estágio doutoral em universidades francófonas e vários são os trabalhos de pesquisadores e pós-graduandos que utilizam a língua francesa para divulgar os estudos oralmente ou por escrito (SILVA, LOUSADA, 2014). Nesse contexto de internacionalização das pesquisas na área de humanidades, um curso sobre Produção Textual Acadêmica em Francês foi proposto em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e o Laboratório de Letramento Acadêmico (FFLCH-USP). No curso, foram trabalhados vários gêneros que circulam na esfera acadêmica: resumo para congressos, artigo científico, projeto de pesquisa, apresentação oral, além de outros gêneros ocultos (SWALES, 1996). Nesta comunicação, focalizaremos o ensino do gênero apresentação oral, abordando: i) um estudo do material didático proposto; b) uma análise das produções textuais dos alunos. Para tanto, baseamo-nos nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), para a análise das produções dos alunos e em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a proposta do material didático. Além disso, servimo-nos dos conceitos de capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCART, 1993) e de modelo didático (DE PIETRO, SCHNEUWLY, 2003) para definir as dimensões ensináveis do gênero para esse contexto. Após a apresentação do quadro teórico, exporemos as etapas do curso, partes do material didático concebido e a metodologia de coleta das produções textuais dos alunos, gravadas em vídeo. Em seguida, apresentaremos os resultados das análises sobre o desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos de francês como língua estrangeira ao participarem desse curso, bem como suas percepções sobre a aprendizagem do gênero apresentação oral, coletadas por meio de um questionário. De forma geral, os alunos apresentaram um bom desenvolvimento das capacidades de linguagem relacionadas ao gênero e ressaltaram a importância do curso para sua participação em contexto acadêmico francófono.
|
|