Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores:
Luciene de Fátima Ribeiro (AGOSTINIANO - Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima)

Resumo:

Resumo: Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência acerca do ensino de gramática em perspectiva textual na 3ª série do Ensino Médio. O estudo parte da concepção de língua como interação verbal (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2006); de texto como atividade comunicativa em que convergem operações linguísticas, cognitivas e sociais (BEAUGRANDE; DRESSLER, 1981) e de gramática como reflexão sobre o funcionamento do sistema linguístico e sobre os usos da língua (GERALDI, 1984). Segundo a perspectiva interacionista, é essencial que o trabalho com a língua aconteça de forma dinâmica e produtiva, propiciando atividades de leitura, produção e análise textual eficientes e capazes de desenvolver a competência comunicativa dos educandos. Partindo dessas premissas teóricas, este relato apresenta algumas atividades desenvolvidas com alunos da 3ª série do Ensino Médio para o estudo do período composto, especificamente das orações subordinadas. Essas atividades centram-se em operações que levam o aluno a refletir sobre os aspectos morfossintáticos da estruturação da subordinação bem como das possibilidades semânticas, pragmáticas e discursivas que são obtidas por meio do emprego das orações subordinadas na produção de textos que circulam nas situações sociais de interação verbal. Como conclusões, a experiência aponta para a necessidade de um ensino de língua – e, consequentemente, de gramática – contextualizado e reflexivo. Desse modo, a aula de língua materna pode levar o aluno a pensar criticamente sobre os usos linguísticos em sua inter-relação com as outras diversas formas de linguagem, dando-lhe condições de agir conscientemente na leitura e na produção de textos orais e escritos.