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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Reflexão Sobre Ensino e Aprendizagem da língua portuguesa na China: Fatos e Perspectivas

Autores:
Wang Xiaoshi (UNESP-FCL - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-Faculdade de Ciências e Letras-Campus de Araraquara)

Resumo:

Em virtude da ascensão da economia chinesa e estreitamento das relações comerciais entre Brasil e China, muitos estudantes chineses acabam optando por aprender a língua portuguesa. Com isso, surgiram cursos em inúmeras universidades e escolas de idiomas e material de apoio para suprir essas necessidades. Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa como língua estrangeira na China continental, tendo como foco as principais universidades que possuem o curso de bacharelado/licenciatura em língua portuguesa. Os cursos de graduação em Letras em língua portuguesa na China possuem uma grade curricular bem completa e, em alguns casos, uma graduação-sanduíche, o que faz com que o aluno tenha a possibilidade de atingir um nível de proficiência avançada em português. Para complementar estes cursos de língua portuguesa, existem muitos materiais de apoio adaptados aos chineses, o que facilita a compreensão destes estudantes em língua portuguesa, embora, na maioria dos casos, não seja na variedade do português do Brasil. O ensino do português do Brasil ainda tem um grande espaço para se desenvolver nas universidades chinesas no futuro. Na última década, o português tornou-se uma língua de mercado devido à forte relação comercial entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Neste contexto, analisamos as motivações dos alunos e o destino do aprendizado desses alunos depois de formados, chegando à perspectiva de desenvolvimento dos cursos de português no futuro. A fim de promover a cooperação entre a China e a CPLP nos domínios econômico, político, educacional, científico e tecnológico, o ensino de português está saindo da área de pesquisa para criar talentos orientados às aplicações de outros campos.


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