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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Representações do Português como Língua Adicional: um percurso histórico da formação de professores na Argentina.

Autores:
Silvana Maria Mamani (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo:

O papel do Português como Língua Adicional (PLA) em âmbitos educacionais tem ocupado, nas últimas décadas, um lugar de interesse em torno da concatenação entre políticas linguísticas e ações desenvolvidas no Brasil e no exterior. Ao longo do século XX, diversas ações em relação à área têm sido iniciativas de promoção do português no contexto regional. Especificamente na Argentina, a Lei 26.468 diz respeito à obrigatoriedade de oferta do português como língua adicional em todas as escolas de nível médio, e no ensino fundamental em províncias que têm fronteira com o Brasil. A lei foi sancionada em 2009 com implantação gradativa, e de acordo com o artigo 8º, deveria alcançar a obrigatoriedade da oferta até 2016. Sob a orientação do professor Dr. Leandro Diniz (UFMG), o presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que busca investigar o percurso histórico das principais ações que dizem respeito à presença do português na Argentina e à formação de professores desde o século XX até a atualidade. O interesse pela temática está relacionado à formação docente na área e à relação entre língua e as diversas representações que motivaram (ou não) ações de políticas linguísticas relacionadas ao português nesse período. Na Argentina, os Núcleos de Aprendizagem Prioritária (NAP) justificam a importância de pensar a educação intercultural e o plurilinguismo, e, especificamente os NAP de Línguas Estrangeiras (Argentina, 2012) aprovados pelo Conselho Federal de Educação em 2012 pela Resolução 12/181, enfatizam a perspectiva intercultural e plurilíngue no ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Além do mais, a justificativa reside na necessidade de refletir sobre aspectos que preocupam a comunidade envolvida em relação à formação de professores e ao processo de ensino-aprendizagem do português nesses contextos educacionais.


Agência de fomento:
CAPES