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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A multimodalidade dos memes na conceptualização do professor

Autores:
Evani Pereira Rodrigues (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

Metáforas e metonímias conceptuais constroem conceitos baseadas na perspectiva de um realismo corpóreo, estruturadas por esquemas de imagens. Investigamos como essa interface explica os processos cognitivos subjacentes à conceptualização do professor em texto multimodal, estudando memes publicados no Facebook, a partir do arcabouço teórico da Linguística Cognitiva a partir da Teoria da Metáfora Conceptual, introduzida por Lakoff e Johnson (1980;1999), utilizando, ainda, as ideias de Lakoff (1987) e Johnson (1987) e os estudos desenvolvidos por Forceville (2009), com a sua Teoria da Metáfora Multimodal. Além de contar também com as premissas da Teoria da Complexidade, trazendo para o debate autores como Morin (1999; 2015) e Capra e Luisi (2014).  Procedemos metodologicamente, fizendo uma pesquisa no Facebook  para encontrar os textos multimodais que apresentam o professor conceptualizado, seguida da interpretação do corpus, estudando o mapeamento da metáfora conceitual, especificando o domínio-fonte e domínio-alvo, apresentando as principais características da metáfora e metonímia conceptuais e sua relação com a cognição, para tanto,  partimos da hipótese de que um meme é um texto complexo, pois esses mecanismos de conceptualização manifestam-se, por muitas vezes, a partir de diversos modos semióticos e não, apenas, no modo verbal, como as cores, tamanho das letras e a disposição da imagem, isso demonstra que esses textos se constroem  a partir  da heterogeneidade dos seus constituintes, que de forma inseparável se associam (MORIN, 2015). Os resultados nos levam a constatar que o professor é conceptualizado como herói e super-herói.


Agência de fomento:
FAPESB