A NECESSIDADE DE UM PROCESSO ALFABETIZADOR EFICAZ PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: A RELAÇÃO ENTRE A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM E A ARTICULAÇÃO DO DISCURSO.
| Autores: Janete Rosa da Fonseca (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) ; David Arenas Carmona (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) ; Ana Lúcia Gomes da Silva (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) ; Marcelo Macedo Costa (IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) |
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a relevância da escrita e seus desafios para os acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana. Objetivou-se verificar se a ausência de estímulo pelo hábito de uma leitura crítica, bem como as práticas de escrita na Língua Portuguesa, realizadas ao longo dos três anos do Ensino médio no município, gravita na desistência dos alunos do Ensino Superior no momento de realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso. Pretende-se, ainda, destacar a função social da linguagem em suas duas dimensões, na internalização e na externalização das ideias. O caminho metodológico a ser percorrido partirá da pesquisa bibliográfica para fundamentar as ideias evocadas pelos pesquisadores e culminará com a pesquisa de campo. Optou-se pelo método hipotético-dedutivo com abordagem qualitativa. O universo da pesquisa conta com cento e vinte e seis acadêmicos, através de amostra randômica simples obteve-se o percentual de cinquenta e dois por cento dos sujeitos participantes. O tratamento dos dados dar-se-á através da análise de conteúdo. Em um plano mais específico, há que se responder, se a ausência de um processo alfabetizador eficaz contribuirá para o desenvolvimento de uma escrita acadêmica capaz de atingir aos anseios e expectativas dos acadêmicos durante as aulas de Metodologia da pesquisa em Educação e consequentemente no processo de elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso. Autores como Baktin (1997), Smith (2003), Bardin (2011), Vygotsky (2001), Saussure (2006) comporão a fundamentação teórica. Por fim justifica-se a relevância deste estudo, devido ao fato de que o domínio da linguagem, constitui uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento humano.
|
|