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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


UM ESTUDO SOCIOCOGNITIVO DAS CONCEPTUALIZAÇÕES DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores:
Michelli Maia Moreira (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

No presente trabalho, serão socializados resultados de uma análise sobre as formas metafóricas de conceptualização de variação linguística, tendo como corpus, textos verbais, de diferentes gêneros textuais, presentes na coleção de livros didáticos Novas Palavras (2013), destinada ao Ensino Médio. Objetivou-se discutir a conceptualização de variação linguística, a partir da identificação de expressões metafóricas e metáforas conceptuais, além de refletir sobre a estigmatização das variantes não-padrão no ensino da língua portuguesa, devido a políticas linguísticas. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, à luz da Linguística Cognitiva, mais especificamente da teoria da Metáfora Conceptual, e da Sociolinguística Cognitiva. Como referencial teórico, utilizou-se Lakoff e Johnson (2002), Lakoff (1993), Kovecses (2010), Geeraerts e Cuyckens (2007), Faraco (2008), Lucchesi (2015), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2003), Mattos e Silva (2001), entre outros. O estudo empreendido apontou para construções metafóricas do tipo VARIAÇÃO LINGUÍSTICA É RECIPIENTE; VARIAÇÃO LINGUÍSTICA É ESCALA; VARIAÇÃO LINGUÍSTICA É MOEDA; VARIAÇÃO LINGUÍSTICA É UM ICEBERG; NORMA PADRÃO É A PONTA VISÍVEL DO ICEBERG; NORMA PADRÃO É MODELO; NORMA PADRÃO É CAMINHO. A partir das metáforas conceptuais percebidas, constatou-se que apenas compreender a heterogeneidade do português não é suficiente para consolidar um ensino linguístico que se baseie nos usos, mas isto requer assumir a pluralidade social e cultural dos educandos e eleger políticas linguísticas multidialetais e pluriculturais.