Leitura de charges e discursos juvenis: uma abordagem sobre cidadania no Facebook | Autores: Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de #Educação Tecnológica de Minas Gerais) |
Resumo: Este trabalho propõe uma investigação à charge como instrumento de mediação e reflexão sobre cidadania, numa perspectiva cultural, tecnológica e comunicacional, por meio da construção de pacto de leitura entre produtores e receptores, em rede social.. Tal abordagem é pelo fato da charge, em sua forma híbrida de imagem e texto escrito, obter, na atualidade, espaço consolidado nas mídias digitais e em todo contexto escolar tecnológico. Assim, essa investigação propõe-se a analisar, por meio de interação entre charges e jovens alunos de uma escola pública federal de nível médio (CEFET-MG, unidade Varginha), na rede social – Facebook –, a forma por meio da qual uma prática discursiva de cidadania emerge dessas apropriações, enquanto ação cultural de consumo, na perspectiva cíclica entre produção-produto-recepção. A sustentação teórica fundamenta-se na análise dos discursos dos jovens alunos de 15 e 18 anos, nos estudos de recepção, com base no campo da comunicação/ educação, e nos pactos daí resultantes, ao ancorar-se em: Baccega (1995; 2002; 2007; 2009; 2010 e 2011); Lopes, Borelli e Resende (2002); Martín Barbero (2001; 2002; 2006; 2008 e 2012) e Garcia Canclini (2005; 2010 e 2013). A metodologia fundamenta-se numa articulação entre comunicação, construção de cidadania e cultura, por meio de mídia digital – Facebook – em que dialogia, interação e mobilidade discursiva manifestam-se em repertórios compartilhados, construídos pelos sujeitos socialmente situados, conforme Bakhtin (2003 e 2009). Os resultados denotam que a charge, desde sua produção até sua recepção, realiza entre seus autores e leitores, apropriações que se apresentam como práticas de cidadania.
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